O Café e o Porto de Santos:

O Café e o Porto de Santos


É difícil dizer se foi a proximidade do porto que trouxe o sucesso internacional do café paulista, ou se foram as lavouras cafeeiras paulistas que provocaram o rápido crescimento do porto santista. A exportação do café provocou importantes mudanças em Santos, no início do século XX, com a construção de armazéns e instalações das empresas exportadoras e até a criação de um padrão de qualidade internacional, o Café Tipo Santos. Mesmo em instalações rudimentares, antes do surgimento do porto organizado em 1892, o café já era embarcado em Santos, como se vê nesta rara foto de Marc Ferrez em 1880:
 

Foto: Wikipedia Commons, reproduzida do livro O Brasil na fotografia oitocentista, de Pedro Karp Vasquez, editado por Metalivros, em São Paulo/SP, 2003

Antes do surgimento dos contêineres, as sacas de café, pesando 60 kg cada uma, eram levadas nas costas dos estivadores para o interior dos navios. Os trabalhadores, geralmente imigrantes europeus, orgulhavam-se da sua capacidade de transportar até seis sacas (320 kg) de uma só vez, como nesta foto famosa:

Porto de Santos - Fotografias antigas

Porto de Santos - Fotografias antigas

Este cartão postal mostra diversas carroças levando sacas de café para armazéns do Centro de Santos. Vêem-se as pessoas nas suas residências, sobre os armazéns, com sacadas com proteção de ferro trabalhado. O cartão é de 1905 e foi editado na França com o título "Chargement du café" (Carregamento do Café):
Foto: Acervo José Carlos Silvares/Santos Ontem


 Imagem: acervo do professor e pesquisador santista Francisco Carballa.
 
No início do século XX, o cais santista, já com acostamento em amurada, tinha ainda a operação de carga integralmente manual, e continuava o uso de carroças para o transporte urbano, que só seria abolido em 1908.
 Em 1902, o fotógrafo José Marques Pereira registrava:

O vapor alemão Silvia, carregado com 130.136 sacos de café, maior carregamento saído do Brasil. Agentes Theodor Wille & Cia.
Foto publicada na edição especial da Revista da Semana/Jornal do Brasil de janeiro de 1902. (acervo do historiador Waldir Rueda).

O Porto de Santos hoje:


Foto Imagem - Pesquisa Google
 








 


Nenhum comentário: