Município de Chavantes, SP.
Linha-tronco - km 479, 636 (1931).
SP-1156.
Inauguração:
01.01.1909
Uso atual: Museu Histórico.
Data
de construção do prédio atual: 1927.
HISTORICO DA LINHA:
“Exatamente às 13 horas do dia
13 de junho de 1872 um grupo de homens munidos de pás e enxadas iniciava, no
centro de Sorocaba, à margem do Córrego Supiriri, a construção da Estrada de
Ferro Sorocabana (EFS). A ferrovia, projetada e bancada por empresários, teve o
trecho entre Sorocaba e São Paulo concluído em três anos, um feito até para os
dias atuais”
AS FERROVIAS EM SÃO PAULO:
É
importante salientar que em São Paulo, as estradas de ferro foram decorrência
natural das exportações agrícolas. Pode-se afirmar que existe uma relação
natural entre a expansão da produção cafeeira do Vale do Paraíba e a construção
de estradas de ferro naquela região. A construção de ferrovias em São Paulo
iniciou-se após a primeira metade do século XIX, formando verdadeira rede de
captação do café em direção ao Porto de Santos. De 1867 até a década de 1930
existiam 18 ferrovias, sendo que, deste total, metade, com extensões inferiores
a 100 km, serviam de ramais de captação de cargas para as grandes e médias
companhias, a saber:
- Estrada de Ferro Sorocabana – com 2.074 km;
- Companhia Mogiana de Estradas de Ferro – 1.954 km;
- Estrada de Ferro Noroeste do Brasil – 1.539km;
- Companhia Paulista de Estradas de Ferro – 1.536 km;
- Estrada de Ferro Araraquara – com 379 km;
- São Paulo Railway – com 246 km, que até a década de 1930, consistia na única ligação ferroviária do planalto paulista com o Porto de Santos.
Carro presidencial da Sorocabana com o presidente Afonso Pena a bordo na viagem inaugural do ramal do rio Tibagi, 1909
A CRIAÇÃO DA FEPASA:
Em novembro de 1971, pela Lei n.º 10.410/SP, o Governo
do Estado de São Paulo, decidiu unificar em uma só empresa, as cinco estradas
de ferro de sua propriedade. Naquela época, pertenciam ao Estado a Companhia
Paulista de Estradas de Ferro, Estrada de Ferro Sorocabana, Estradas de Ferro
Araraquara, Companhia Mogiana de Estrada de Ferro e Estrada de Ferro São
Paulo-Minas. Assim, em decorrência dessa junção, foi criada a FEPASA – Ferrovia
Paulista S.A., para gerir, aproximadamente, 5.000 km de vias férreas. Sorocabana
Railway (1909-1919)
FEPASA (1971-1998)
Histórico: A E.
F. Sorocabana foi fundada em 13 de junho de 1872, ligando São Paulo a Sorocaba.
Posteriormente a linha seria ampliada até atingir Presidente Epitácio,
em 1º de maio de 1922. Antes, porém, a
EFS construiu vários ramais, e passou por trocas de donos e fusões: em 1892,
foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época à beira da falência. Em 1903, o
Governo Federal assumiu a ferrovia, vendida para o Governo paulista em 1905.
Este a arrendou em 1907 para o grupo de Percival Farquhar, desaparecendo a
Ytuana de vez, com suas linhas incorporadas pela EFS. Em 1919, o Governo
paulista voltou a ser o dono, por causa da situação precária do grupo detentor.
Assim foi até 1971, quando a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal
FEPASA. O seu trecho inicial, primeiro até Mairinque, depois somente até Amador
Bueno, desde os anos 20 passaram a atender principalmente os trens de subúrbio.
Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho passou a ser administrado por
ela. Trens de passageiros de longo percurso trafegaram pela linha-tronco até
16/1/1999, quando foram suprimidos pela concessionária Ferroban, sucessora da
Fepasa. A linha está ativa até hoje, para trens de carga.
Foto 1: Locomotiva e funcionários
da Sorocabana;
Foto 2:Locomotiva da FEPASA;
Foto 3: Trem PS-2 em Chavantes -
1996 (Foto Cristiano Bueno).
Greve na EFS, noticiada pelo Jornal o Município em 21/01/1934.
Arquivo do Museu Municipal.
Jornal O Município 1934
Um comentário:
Bela história e lindas imagens raras. Obrigado por postar e compartilhar.
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